Educação Musical
COMO APRENDER QUALQUER COISA

COMO APRENDER QUALQUER COISA

O mundo hoje é de quem, aprende não é mais de quem, sabe se você é rico, ou você é pobre e conhecimento, Então você aprendendo, a aprender por si alavanca sua vida e com, isso aumentar, sua, riqueza e cada, vez, o mundo.

Tá ficando mais complexo o volume de informação hoje dobra, no mundo a cada 12 meses você imagina, a cada 12 meses nós restauramos obsoleta, a gente passa muito tempo na nossa vida estudando Só que infelizmente nós não somos ensinados, a como tu, dar a como tomar nota De sala de aula, a como memorizar, a como se preparar para, a prova como fazer prova como aprender melhor Como se tornar um profissional na arte de aprender um serve para armazenado.

A nossa inteligência que os diferencia dos outros animais O que é inteligência estudei 18 jovens que tiraram o primeiro lugar no vestibular em diferentes capitais do Brasil imagina que em 40 mil candidatos uma, pessoa atinge, o primeiro lugar essa, pessoa ela, tem, algo, diferente, Existem, várias, características.

Uma delas aqueles que uma inteligência lógico-matemática diferente você já, a capacidade de raciocínio era, diferente e, a boa notícia é que nós podemos desenvolver a nossa capacidade lógico-matemática eu vou te mostrar como que ser feito já que nós estamos aqui como aprender melhor eu quero, fazer um Comentário sobre o ômega 3 portância do ômega 3 por cérebro os neurônios tem como principal nutriente, o ácido graxo ômega 3 hoje nós, temos, 20 vezes mais ômega 3 do que ômega 3 e isso causa uma, série de problemas, Inclusive, inclusive problemas de aprendizagem, na escola muitos Alunos tem problema de aprender na escola é perto de ômega-6, ou deficiência de ômega, 3, no cérebro Thor pessoa que faz ingere, o maior, quantidade de ômega, 3 tem, a facilidade de aprender Maio, no processo de aprender tem 3 modos barcos, o agente para frente, olhando, a Rua gente aprende escutando o a gente aprende fazendo E aí todo mundo, aprende, o mesmo modo tem pessoas que são visuais bate, o olho.

Tá resolvido tem pessoas que são auditiva só preciso escutar e sem tem pessoas que tinham fazer então você pergunta assim tomar nossa escala de aula é bom ou ruim depende do seu tipo de aprender Olha que interessante às vezes uma família tem uma, criança, o filho todo Mundo na família, fábrica aquela criança super inteligente e, a criança não se dar bem na escola e vem reclamações certo e tal e aí está chão que esta criança tenho dificuldade de aprendizagem Só que essa criança muitas vezes ela é cinestésica e o sistema ensinado na escola Em geral e audiovisual esse que não estão sabendo ensinar isso faz uma diferença enorme Mas você, tá aprendendo de um modo errado as vezes que não é um estudante brilhante porque você tava tentando aprender no canal diferente daquele que que a característica sua hoje eu quero falar Sobre outra coisa muito importante aqui infelizmente aquilo que a gente aprende na escola você fizesse hoje uma prova, a última prova que você fez como estudante na sua vida que você repetir esta prova hoje você não ia tirar nem metade da nota que você tirou naquela Ela.

Se esqueceu por que que você aprendeu só um lado do cérebro tudo aquilo que eu aprendo com, os dois lados do cérebro fica comigo para o resto da vida que eu aprendo andar de bicicleta mesmo que eu passe 20 anos tem andar que eu subir numa bicicleta Eu ando se você entender claramente o que o professor está ensinando na aula Vamos estudar em casa, você já tem um material pronto como que eu vou que eu tenho que fazer o que eu vou anotar palavra eu vou anotar número não você não vai, anotar nem Palavra nem número você vai anotar, ideia e se, colocar um disco quebrado na sua, cabeça quando você, tá assistindo aula, no dia se diz Quebrado só diz uma coisa, O quê que ele ou ela quer que eu aprenda dessa desse assunto O que que ele ou ela.

Professor professora quer que eu aprendo desse assunto esse disco, quebrado vai ficar rodando durante todo, o período da aula que você tá assistindo e você vai anotar não mais palavras ou números você vai passar adotar, ideia, esse aqui é, o grande segredo com, outra, coisa, muito, importante, Aqui é sobre o movimento dos olhos Você já percebeu que a medida que você vai conversando os seus olhos estão movimentando todas as direções Pois é basicamente nós podemos colocar os nossos olhos em nove posições, diferentes, você, pode, olhar, para cima, para esquerda, para, o Centro, para, Direito você pode olhar na horizontal para esquerda, para, o Centro, para direita, você, pode, olhar, para baixo, para, esquerda, por, cima, para, direito e vamos, tirar, posições, centrais que não tem nada, a ver que ela conversa aqui hoje sobe 116 posições duas próximas duas na horizontal duas Pra baixo é verdade todas as vezes que você movimenta os seus olhos para cima, você ativa, a parte visual do sério por isso que você morre seus olhos na horizontal você ativa, a parte auditiva dos pés e toda vez que você olha para baixo, para sua, direita, Você ativa a parte sinestésica do cérebro então por exemplo quero Recordar algo, a qual foi a cor da camisa que eu usei domingo passado pode ver que a mesma hora meu olho olhar vai subir mas subir para que tá procurar a cor da camisa hora que eu Olho para cima: para mim, a esquerda para mim, perda, tô, recordando coisa que eu olho para cima: para minha, direita, eu estou, construindo coisas, Eu estou, estudando, eu quero, memorizar um, alguma, coisa, uma forma de física, por exemplo, eu vou, olhar, para cima, primeiro, para mim, a Direita para poder por Construir aquela forma de física, dentro da minha cabeça e depois, eu vou, olhar para cima, para esquerda, para, eu poder, Recordar, repetir aquela forma de física até que ela fique parte da minha estrutura psicológica e isso é muito importante entender porque, o movimento.

Do olho facilita, o processo olha só que interessante é só vai fazer, o vestibular vai fazer um teste e chega lá de sódio Branco porque que ela deu branco, porque ela colocou, a cabeça para baixo, olhando, para prova olhando, para, o teste e faz, essa, pergunta e Ela esqueceu a forma de física se ela tivesse simplesmente levantava, a cabeça e olhado na posição certa resolvido, o problema mas como é que tá olhando para baixo não têm oportunidade de teu, até ao campo, visual aqui é isso que não vem na cabeça dela, o olho Os olhos são as janelas da alma eu diria também que os olhos são as janelas da mente nosso desempenho e vai depender da nossa motivação ele vai prender pedido, a nossa competência ele vai depender da nossa oportunidade, a motivação é o querer, a competência ao saber e.

A oportunidade ou você passou um bom Estudante Você tem que ter motivado só motivado uma tranca tem muita, gente motivada, mas desmotivo logo, porque não tem, a estratégia não tem, a competência de desenvolver, o Procel quem não tem um modelo Eu mencionei que trouxe a São Paulo 18 jovens tiraram, o primeiro lugar no vestibular em diferentes capitais do Brasil durante 12 horas nós respondemos apenas uma pergunta o que que faz um jovem passar em primeiro lugar e depois de toda essa análise só descobrimos três coisas básicas que existem todos que passam em primeiro Lugar primeiro e auto-confiança, o som auto-confiança não faz, você passar, no vestibular tem, autoconfiança, você, não passa, no vestibular Aquele branco que dá na prova muitas vezes é falta de auto-confiança tocou autoconfiança é fundamental todos esses jovens que passaram entendeu lugar no vestibular tinham confiança de que Um passar no vestibular, se aprender a coisa segundo, todos eles, tinham, motivação, para estudar, o vestibular, não era, um obstáculo era, uma etapa, porque, a ao, a visão dele tava lá na frente o que que eles vão fazer depois de formado já estavam pensando lá na frente E aquele vestibular ela, nada, mais, nada menos do que um etapa e não mostrar e todos os 18 jovens que tirar primeiro lugar ele tinha estratégia Então, a nossa escola de aula estratégias que preparar para a prova está estratégia de fazer prova estratégia estudar em casa, tudo Isso protegem ler protege memorizar todos os todos eles bom então, o sagu mnemônicos usava um processo de memorização provando que todos nós temos uma ótima memória às vezes não sabemos usar essa memória tem que conversar um pouquinho por autoconfiança.

Se, eu colocar uma tábua de 40cm de largura 10m de comprimento aqui no chão você consegue andar nela essa mesma tábua colocada, Entre, Dois, Portos, já não é a mesma coisa você vai lá e treme na base e não anda fazer, a prova sozinha em casa é Uma coisa fazer lá, no dia do teste, no dia do concurso no dia do vestibular é outra coisa muito diferente é mais, ou, menos, assim, em, casa, eu tô, andando com, a Tábua, no solo e lá, no dia eu tô mandando, para tava, lá, em, cima, então, Tem muita gente que se assusta porque quando tiver na hora no pé pegar na hora da prova chega na hora do vestibular Cheguei agora do concurso público em Minas parte porque é como se tivesse tava aí imagina que tá fazendo uma prova de 80 perguntas você tem Quatro horas para terminar, a prova é caro primeiro problema você, fica 78 minutos, no problema não, consegue resolver sabe como é que a sua autoestima faz vai lá, no pé pronto auto-confiança acabou, o resto da prova você já não tem, o mesmo desempenho mental Olha que interessante Para fazer prova estratégia, você, quer, estratégia, Você, lembra quando, você era, criança você, jogar, vareta faltava, as varetas na mesa Qual que você pegava primeiro, a mais fácil e depois mais fácil e depois, a mais fácil você não ia, buscando, mais fácil Então, a prova é a Mesma coisa que tem que pegar a prova dividir ali por questões abster acho que aquelas perguntas que você sabe responder berço um aquela você sabe responder mas que vai, dar um pouco de trabalho esteja com, aquelas que não sabe se vai responder você responde é azar marcas Besta por aqui se você aí quando você terminar, a taxa já fez, bastante.

Alto, autoestima já, tá elevada você vai resolve às vezes sobrar tempo você, vai encarar e ET não der você então entra para estratégia de chutar, Acho até, já simples, mas uma, pessoa que não Tem essa estratégia simples na cabeça ela encara uma prova, um concurso Olha, o impacto que tem uma, pessoa pode muito bem melhorar sua capacidade de raciocínio aí eu tenho que quatro pilares do raciocínio um eu chamo de passo, a passo o outro eu chamo de visualização, o Outro eu chamo de reformulação e o outro chama de exclusão Esses são os quatro pilares quando, eu ensino, pra pessoa, a trabalhar com, esses quatro, pilares, essa, pessoa automaticamente melhora, a sua inteligência lógico-matemática então vamos fazer, o seguinte vamos começar com; passo, a passo eu tenho seguinte Cor Eu gosto do laranja, mais do que eu gosto do vermelho e eu gosto.

Do verde menos do que eu gosto do azul eu gosto do azul menos do que eu gosto do anil eu gosto do vermelho menos o que eu gosto. Do Violeta Eu gosto? Do verde mais do que eu gosto do Amarelo Eu gosto do Violeta mais do que eu gosto do Anil e eu gosto laranja menos que eu gosto do Amarelo com a minha cor favorita Olha que eu tenho aqui só sete cores? Imagine se eu tivesse 70 e quiser aqui esse raciocínio Olha onde você chegaria você pode começar, a trabalhar nisso aí se você vai ficar aqui gente que leva meia hora uma hora e não consegue chegar à conclusão porque não pegou, o modelo ainda eu vou, lhe ensinar, O modelo você vai resolver isso em 10 segundos porque é muito tempo agora, como é que o modelo esse tempo a primeira.

Tá escrito assim eu gosto do laranja mais pelo vermelho então laranja passa-se, a minha cor favorita eu vou procurar onde é que tem laranja vai lá no sete tem laranja. Tá tá dizendo que eu gosto mais do Amarelo aquele laranja, o amarelo passa, a ser minha coisa favorita eu vou procurar hoje tem amarela vou lá, no cinco tem amarelo eu gosto do verde e o verde passou a ser minha cor favorita vai lá, no dois onde Está o Veja lá eu gosto do verde menos que no azul o azul passou a ser minha cor favorita eu vou de trem azul vou lá no trecho Tem azul eu gosto do azul menos que eu gosto.

Do Anil Anil passou assim a minha cor favorita eu vou lá no Face olha lá eu gosto de Violeta Mas o que eu gosto de anil e Violeta passou assim a minha cor favorita eu vou lá, no quarto onde tem Violeta e confirmo, o Violeta gosto mais.

Do que o vermelho ou conclusão que eu cheguei a minha cor favorita favorita é o Violeta Olha que bacana na hora que eu criei esse esquema pronto Agora, ficou fácil eu tenho um modelo. Tá porque eu aprendi a pensar passo a passo de um jeito é aprender.

A pensar passo, a passo você já deve ter aprendido, o teorema de Pitágoras né, o quadrado da hipotenusa é igual, a soma dos quadrados dos catetos caminha hipotenusa é cinco que no caso aí eu lá, o quadrado dos catetos é 44 46 do outro 33, x39, 16925.

O quadrado de 5, a 25 é isso e daí que que eu vou fazer com este o quadrado da hipotenusa é igual, a soma dos quadrados dos catetos que você vai ter aplicabilidade que vai ter na minha vida Olha aí na figura está vendo aí ó tá Aí o a hipotenusa que são 20 tem quadrado um cateto que o BF4 da 16 quadrados o outro é 39 16 nov 25 que eu tô numa arquitetura numa construção Eu quero construir dois talões que corresponde a um terceiro olha aí seu uso por isso aí.

Tá resolvido o problema olha aplicabilidade que isso tem agora que você visualizou tem entendeu aplicabilidade e tem motivação para aprender uma coisa eu passo, a passo outra coisa, a visualização terceiro Pilar, do pensamento EA reformulação Quanto que é dois terços de uma, metade você sabe é dois Terços pela metade metade dois terços é um texto Então você formulou mudou, a ordem resolveu às vezes não resolve o problema que você não, tá sabendo reformula formulou uma prova reforma, no problema a gente não resolve daquele jeito você tem que cuidar de dizer quanto é dois Terços de uma metade mas tem um tem dificuldade de dizer quanto é a metade de dois terços falou e Finalmente nós vamos conversar sobre, o Pilar da exclusão eu tenho que um problema é muito tempo você vai pegar, os números, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

8 9 vai colocar esse quadro nesses nove quadrados que estão aí de tal forma aqui que se eu tomar na horizontal tomar na vertical ou somar na diagonal tem que dar 15 não interessa como eu tomar tem que tá 15 a bruxa complicado não é complicado ver Número TIM primeiro falta, o quadrado mais importante o do meio porque ele participa da vertical e parte de cima da horizontal ele participa da Diagonal ele é o que mais participa de tudo então se eu resolver esse problema aí eu resolvi praticamente noventa porcento problema Qual, o Número eu vou colocar aí eu não posso colocar um porque só colocar um vai ter um lugar que vai ter 22 23 para 1512, eu não tenho 12 eu não posso colocar, o único posso colocar, o dois porque, o doido também vai, ter, um lugar que tem Um eu não posso colocar, o três porque eu não posso colocar, o três porque se, eu colocar, o 3 aí vai ter um lugar que tem 13 e 14 para 15 ou hoje eu não tenho uma eu não posso colocar, o quarto que eu vou colocar o Quatro aí vai ter, o lugar que vai ter uns tempo para 1510, eu não tenho ideia Eu posso colocar, o nome não se, eu colocar, o nove aí tem um lugar que vai ter oito nove oito 17 já passou de 15, estou colocar, o certo também não Pode e vc já passou de 15 estou colocar os três 915 o que que sobra para o outro eu não tenho zero então eu vou excluir excluir excluir as pessoas conclusão que só tem um número para colocar aí eu cinco que eu coloquei 15 aí a coisa Fica muito tempo você pode fazer você mesmo isso você vai ver aí que isso que tomar na horizontal tomar na vertical somar na diagonal resultado da 115 eu comecei o problema você vai se, eu não consigo fazer não consegue não é porque você, não, tinha parado, para Pensar no processo Não agora, você tem um pilar da explosão da visualização da reformulação do passo a passo e aí, o processo vai eu vou levar falamos importante tem que levar em consideração a motivação como é que foi o motivo que fica olhando a sua metas e Uma coisa preparar para o vestibular, preparar, para concurso, preparar, para, a vida não é uma corrida de 100, metros é uma maratona tem que aprender para vida.

Eu tenho que manter na minha memória e o que acontece com, a mulher do Estudante aprende quer aprender quer aprendi que é e diz assim a minha memória é ruim memória não serve para nada, não é só, a memória que é ruim é porque você não sabe Usar com, a memória deixou lhe, ensinar, Três Segredos, a memória gosta de movimento uma coisa eu pensar, no cachorro parado, outra coisa pensar, no cachorro correndo, totalmente diferente aquelas memórias que você tem na sua mente elas estão lá na forma de filme e não na forma de Slide que você memoriza coisa parada você esquece, o seu memorize movimento você vai se lembrar sempre ser, o títulos mostrando que o professor que trabalha com, giz de duas cores aumenta em dezenove por cento, o desempenho da classe que tá lecionando o que você usando mais uma Cor você estimula, A Outra área outras áreas do cérebro que você trabalha só com, preto e branco, já, tá trabalhando com, a esquerda o filme espera esquerdo do cérebro se você trabalha com, colorido outra, cor qualquer Você, tá trabalhando com, lado, direito, então, você, procura, estudar com, A caneta de pelo menos duas cores terceiro você tem que estar gerar uma coisa você pensar no cachorro outra coisa que pensar em um cachorro tamanho de um elefante horas que eu vou guardar uma forma de física Eu imagino, a forma de física, do tamanho de um Prédio eu coloco ela na minha cor favorita e eu ponho ela picando hahaha nunca mais sai da minha cabeça eu vou de memorizar um telefone eu imagino os números do tamanho de um prédio Eu imagino os números coloridos Eu imagino os números picando pronto aquilo ali memoriza, Então Luís Store em quanto tempo uma, boa memória você tem um carro novinho você não sabe dirigir, o não vai ter nenhuma utilidade, para você, você, não, vai, culpar, o carro é sua habilidade de dirigir tem que melhorar a tua memória tem problema nenhum só que você Não sabe usá-la diferente então ela gosta de movimento ela gosta de cores, ela gosta de exagero ela gosta de mim nem Mônico todos esses jovens 18 jovens que eu estudei que tirar primeiro lugar no vestibular todos eles têm assistam trabalhavam, comigo e Mónica, você quer, ver, o Mnemônico sempre 30 dias tem Abril Junho, Setembro e Novembro de 28, a um todos os demais 31 pronto se o mesmo tem 30 ou 31 dias.

Tá aí para você na tela aí, o mnemônico que olhar você tem que criar suas próprias pneumonicos um jeito de você. Fazer para facilitar sua memória todos, os 18 jovens não só trabalhar não, combina e Mônico, mas trabalhavam com, ficha de revisão e faz, um verdadeiro do baralho baralho de física baralho de química parar de biologia e eles vinham colocando aquilo ali fazendo, toda noite antes de dormir.

Eu fazer uma revisão a medicina mostra que os últimos 20 minutos que você o que você. Vivencia nos últimos, 20 minutos antes de dormir, combina na sua cabeça, a noite toda e você estuda, o dia inteiro vai assistir televisão e vai, para cama, o que vai ruminar não é o que textura durante o dia é a televisão que você assistiu Então você tudo, O dia todo vai assista sua televisão merecidamente volta à mesa de tudo tudo mais 10 15 minutos aí você vai, para cama, aí, você, vai, passar, no concurso, vai, passar, no vestibular que você está ruminando, a noite toda aqueles 15 minutos de revisão repetição e, a mãe.

Do aprendizado é verdade como é que tá aprender andar se levantou caiu levantou, o caiu levantou caiu até que um dia você mandou tu é muito importante você entender isso é muito importante para colocar, ritmo e rima é muito importante ao conto é fundamental contexto, não tem Ideia do contexto o contexto é assim ó onde é que eu coloquei a chave né que eu coloquei aquela chave você não consegue se lembrar aí de repente que Entra naquele quarto lá coloquei ali porque, você entrou, no contexto onde estava a chave fora.

Se, eu estou lá na prova eu tô tentando lembrar aquela forma difícil, eu não, consigo lembrar forma de física, não consigo me lembrar aí, eu fecho, os olhos de transporte, para minha, mesa de tudo lá onde, eu estudei aquela forma de repente vem na cabeça isso é Um truque tá colar com, a memória e outra, coisa importante é a respiração ajudando, a memorização nós desenvolvemos uma respiração que eu digo assim empyrean quatro segura em quatro solte 14 por quê Porque naquela posição que você fica para estudar, ou, para fazer, prova, depois de um, Certo tempo o oxigênio, no seu cérebro começa, a cair e você sabe se o cérebro ele que ele seja oxigênio e glicose para funcionar, os dois combustíveis que o cérebro Só faltou oxigênio, o desempenho é o mesmo faltou glicose, o oxigênio, o desempenho é o mesmo respira Em quatro segura em quatro top quatro quatro vezes, já oxigênio, no cérebro aí, você abasteceu de novo para mais, 40, 50 minutos isso faz, a diferença Às vezes, a gente passar e tem que fazer o curtinho o ano que vem novamente deixa eu falar, um pouquinho sobre Leitura oitenta por cento mais daquilo que você vai aprender na sua vida você vai aprender através da leitura nós temos três tipos de leitura você faz, a leitura do prazer a leitura crítica EA leitura específica que vai procurar uma coisa específica e vai lá e pesquisa, o Problema que nós brasileiros temos um vídeo um vistos, muito grande para, leitura, nós, temos, problemas com, a velocidade da Leitura têm, o problema com, a compreensão e temos, problemas com, a memorização essas três, coisas, estão juntas, velocidade com, o e memorização daquilo que Lemos todos vou mostrar Uma coisa primeiro, a gente aprende, a ler palavra por palavra é verdade só que aprenderam a ler palavra por palavra e para aprendermos, a ler em voz alta aí nós começamos, a ler em voz alta, os nossos, países, assim, não, para para: para: a gente, já leu, Bastante Lisa agora, em voz baixa só que você diminui, o Tom mas Continua lento com, a garganta esse fenômeno recebe, o nome de Tube vocalização só que a nossa garganta não permite falar mais do que 180 190 palavras por minuto se você lê com, a garganta EA Maioria lê que você quer colocar uma pessoa lendo em silêncio e colocar um eletrodo aqui na área da laringe vai perceber que a medida que ela vai lendo vai lavar ativando, a laringe se você tem esse vídeo de estudo localização você está limitado, a 190 palavras por Minuto Olha que interessante o nosso ter chega a pensar 1000 palavras por minuto e, a garganta só trabalha com; 190 palavras por minuto ou seja se, eu sou limitado ali 190, palavras com, um, minuto e, o meu cérebro é capaz de pensar, mil eu passo a maior Parte do tempo fazendo, o quê de vagando, eu fico desatento Por incrível que pareça quando aumenta a velocidade de leitura e aumenta, a minha capacidade de concentração existe um outro visto na leitura é o chamado de regressão, o meu olho.

Tá sempre Voltando Para Sempre voltando a sempre voltando e eu pergunto tempo da Napoli isso esses processos então, o palavra por palavra os tubos localização, a regressão são problemas que prejudicam intensamente, a nossa velocidade de leitura então eu vou recomendar você aqui, para você, pegar, um jeito É como andar de bicicleta você tem que colocar rodinha primeiro você vai virar, o livro de cabeça, para baixo e você, vai ler com as mãos usando, a mão com, orientação e Filipe de cabeça, para baixo, só, para você, pegar, um, jeito, você, pegar, mecânica, entendendo, não, Pegar mecânica que faz uma e de vez em quando existe um exercício muito interessante se você esfregar uma mão na outra e esfregar até esquentar faz, a isso aqui.

Tá me assistindo faz aí vai vai vai até esquentar Aí você coloca em cima dos olhos, a mesma hora você descansa, o globo ocular faz isso umas duas ou três vezes e vai fazer uma diferença enorme na sua na sua leitura e use mapas mentais que é Mapa mental é o modo como chegar uma, prende, isso, alavanca, tremendamente entra na internet faça, uma pesquisa de my map, ou o mapeamento mental e você vai aprender, a fazer esse processo como se fosse árvores com, seus, Galhos, outra, coisa, importante, o aprendizado é mais e ficar, Quando ele é divertido tem que se divertir você não pode mudar de mau humor você tem que substituir suas anotações lineares por mapas mentais você tem que procurar trabalhar com, pelo menos duas cores diferentes você tem que associar sempre a teoria à prática você tem que fazer Períodos de tudo de no máximo 50 minutos com, mais ou, menos 12 minutos de descanso depois de 50, minutos o rendimento cerebral cai, tremendamente, você, continua aprender, mas não, retém, passa resumo de ideias, um ficha de revisão e revisa, diariamente todo E aí ó eu vou.

Se aprender aprender isso aqui é importante é aprender, a aprender isso é que interessa porque depois que você aprendeu aprender você se torna o capitão do seu navio Mas você aí, o limite, o céu é o limite você não vai depender mais de ninguém você é rico.

Ou você é pobre e conhecimento Então você aprendendo, a aprender por si alavanca sua vida para poder, adquirir, mais, conhecimento e com, isso aumentar, sua, riqueza E aí E aí,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *