Educação Musical
Atividade musical e música pré-escolar

Atividade musical e música pré-escolar

A música na educação pré-escolar é uma das áreas do processo de formação e da educação multilateral. Junto com a arte, a literatura infantil e a palavra viva, é uma série de ações que visam utilizar valores estéticos e artísticos para orientar as atividades, liberar sentimentos e desenvolver a expressão da criança. Atividade motora, manifestada pela necessidade de aumentar a liberação de energia, prontidão cognitiva contínua é um estado de grande importância para a comunicação com o meio ambiente. Graças à atividade musical, a criança mostra o desejo de expressar suas experiências  concretizadas principalmente em produtos plásticos em ideias musicais. Isso estimula a criatividade, ensina a independência, é uma manifestação de uma resposta emocional aos eventos, uma atitude cognitiva em relação ao outro e ao meio ambiente.
A música é capaz de absorver qualquer carga de energia da criança e aproveitar ao máximo as necessidades de sua vida e atividade. A criatividade musical é um campo tão diverso e rico que permite que crianças com diferentes níveis de desenvolvimento e talentos musicais realizem atividades completas.

O principal pressuposto sobre a educação musical no jardim de infância é o uso de todas as formas de educação musical de uma maneira integrada. As formas vivas devem dominar: canto, movimento com música, dublagem, expressão espontânea.
Crianças cantam expressões musicais. Isso é algo natural, leve. Amantes do canto e da música já estão aparecendo entre as crianças. As crianças adoram ouvir. A música é uma fonte de alegria. Uma criança pequena já está procurando uma chance para cantar. Habilidade ou ritmo de canto são irrelevantes, por isso cantar uma mãe  que acalma os mais pequenos é uma atividade tão importante e  extremamente popular entre as crianças e os pais. Além de ouvir, a criança também gosta de cantar com consciência. A criação é a compreensão da própria perfeição, o sentimento de que ele pode fazer qualquer coisa. A comunicação da criança com a música dá-lhe alegria, um sentido de importância, uma força causal que a torna capaz de se desenvolver, diz um dos postulados da Educação Pré-escolar.

Por meio do canto, a criança desenvolve seu aparelho vocal, ouvido para música e senso de ritmo. Cantar em combinação com o movimento – as crianças gostam muito – cria um senso de ritmo, melhora a figura da criança, reduz os erros de postura, afeta a graça geral e a graça do movimento.

Canção, música e ritmo despertam a sensibilidade da criança para a cultura musical. Lidar com música também desenvolve sensibilidade emocional.

As aulas de música oferecem a oportunidade de desenvolver habilidades criativas , uma  influência positiva da criança no desenvolvimento de uma atitude criativa. A criança tem uma sensibilidade natural à música. Por meio da música, as crianças educam suas habilidades, interesses, estudando operações mentais simples ,  como comparação, análise, abstração. A música ensina você a expressar e transmitir seus pensamentos e experiências, abafa as emoções negativas desnecessárias e estimula as  positivas.

A expressão espontânea na música é um elemento essencial da criatividade musical. O estímulo pode ser uma música, uma imagem, um acontecimento da vida cotidiana. Quaisquer ideias independentes da criança em relação à música, independentemente do material utilizado pela criança, serão do desenvolvimento espontâneo da criança.
A alegria proporcionada às crianças pela música é multifacetada, está associada principalmente à prática ativa, esta é a satisfação causada pela própria atividade – a descarga da energia acumulada, a autorrealização, a satisfação da ação e a criatividade.


A música ensina a criança a escutar e ouvir, a se esforçar para se tornar um ouvinte ativo e, por meio da audição – o mais rico de todos os estímulos sensoriais, a estabelecer contato com o mundo habitado por melodias, sons que acabam por educar as pessoas. Os sons penetram no mundo interior, especialmente em uma criança pequena.

Graças a eles  podemos descobrir a personalidade de uma criança pequena, sua profundidade, mesmo a mais profunda e inacessível aos pais. A música dá alegria e relaxamento à criança, é uma interpretação dos seus sonhos escondidos. Às vezes é fonte de tristeza, melancolia e nervosismo. Acontece que sob a influência de uma bela música, os olhos de uma criança se enchem de lágrimas. Hoje, a música e o som são excelentes agentes terapêuticos. Melodias bem escolhidas e direcionadas podem ser meios simples e poderosos de influência direta.

Durante todos os jogos e atividades musicais, as crianças desenvolvem habilidades musicais básicas, como ouvido para música, ritmo e sensibilidade musical. As crianças adoram improvisação e melodias. Eles acalmam as bonecas para dormir, organizam uma melodia para dançar, criam seus próprios contos de fadas. As melodias costumam ser feitas junto com as palavras: não têm estrutura específica, são totalmente livres, na maioria das vezes lembram  melodramatizações .

Um elemento criativo inspirado na música geralmente contém atividades artísticas e musicais que envolvem ouvir uma variedade de músicas. São várias formas de expressão artística livre, trazidas pela experiência musical.

A criatividade e a atividade musical da criança durante a sua estada no jardim de infância proporcionam a ela grande satisfação. A natureza divertida desta atividade é de grande importância para a criança. Formas e métodos de trabalho naturais e característicos contribuem para o desenvolvimento geral e musical da criança. A música e a criatividade musical são um elemento da vida cotidiana na comunidade pré-escolar. A música envolve a criança todos os dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *